Conceitos do futuro

Apesar do que vou indicar não ser novidade achei por bem falar um pouco sobre conceitos do futuro que algumas empresas mostram para o público.

Sempre bonitos e entusiasmantes, será que são algo verdadeiramente utilizável?

Primeiro começo com o Aurora, um conceito de browser criado pela Adaptive Path para a Mozilla para tentar mostrar como poderá ser a interacção com a web no futuro.

É uma apresentação em vídeo dividida em quatro partes, com comentários:

Aurora Parte 1

Aurora Parte 2

Aurora Parte 3

Aurora Parte 4

É interessante e mostra algumas coisas engraçadas como a integração de RFID de código “universal” com bases de dados na internet, ou mesmo o uso de dados estatísticos independentes da representação. A implementação de um código de produto/fabricante universal no entanto não deve ser tarefa fácil. No que toca aos dados estatísticos penso que será necessário criar uma nova norma para a representação de dados estatísticos independentes de representação facilmente reconhecível, coisa que penso que ainda não existe, ou pelo menos não está em uso corrente.

A parte do dispositivo móvel fez-me lembrar de um outro conceito, este mais antigo, da Nokia, aquela fabulosa companhia que já fez de tudo um pouco.

O conceito é o Morph, um telemóvel criado com base em nanotecnologia, ou seja, é quase mesmo só ficção científica, pelo menos por agora.

Peço desculpa por alguns artigos Wikipedia estarem em Inglês, mas os equivalentes portugueses ainda estão fraquitos.

Deixe um comentário